Microscopia na indústria
Os avanços das diferentes técnicas de microscopia e microanálise permitiram o acesso a uma grande quantidade de informações, levando ao rápido desenvolvimento de novas tecnologias e grande inserção em indústrias atuando nos diferentes setores da economia.
Estes avanços trazem também novos desafios para o setor, ao envolverem diferentes técnicas de análise, com resoluções que variam em até seis ordens de grandeza, utilizadas em diferentes ambientes por um vasto número de usuários, gerando um grande conjunto de dados, que precisam ser compartilhados e analisados de maneira integrada para que efetivamente, permitam maior produtividade e possam auxiliar no desenvolvimento de novos processos e produtos em um mercado cada vez mais exigente e competitivo.
Com a intenção de colaborar para o desenvolvimento de um ambiente mais integrado e visando maior aproximação entre indústria e academia, a Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (SBMM) está promovendo o Evento Microscopia na Indústria. Este evento faz parte dos eventos comemorativos aos 50 anos da SBMM e será realizado no dia 23/08, no horário das 18h às 20h. Teremos a apresentação de exemplos da utilização das técnicas de microscopia e microanálise por diferentes empresas nacionais e, ao final, uma mesa redonda que visa discutir a importância da microscopia na Indústria, como uma ferramenta de apoio à inovação, e à solução e resolução dos problemas.
PROGRAMA:
(18:00-18:15) Dr. Pietro Carelli Reis de Oliveira Caltabiano (Aeronáutica)
A importância da análise fractográfica dentro da indústria aeronáutica
Dentro da indústria o processo de análise fractográfica de um componente ou matéria prima pode ser aplicado em várias etapas do processo produtivo: recebimento de matéria prima, manufatura, testes piloto, manutenção, suporte ao cliente, e outros. Aqui abordaremos um pouco da importância da fractografia para o desenvolvimento e manutenção do produto.
(18:15-18:30) André S. Pelliccione (Óleo e Gás)
Microscopia aplicada à análise de falhas de materiais metálicos
Os componentes e equipamentos metálicos podem falhar prematuramente, ou seja, antes do fim da vida útil prevista em projeto. A análise de falhas de materiais metálicos busca compreender os mecanismos e as causas, com o objetivo principal de evitar novas ocorrências. Entre as ferramentas utilizadas em análise de falhas, se destacam a microscopia ótica e a microscopia eletrônica de varredura. Serão contextualizadas a importância da análise de falhas e a relevância da microscopia ótica e da microscopia eletrônica de varredura como ferramentas para identificação dos mecanismos e causas das falhas, incluindo casos práticos.
(18:30-18:45) Renan de Mello Correia Lima e Flávia Tereza dos Santos Fernandes Tolomelli (Siderurgia)
Microscopia na Produção de Aços Avançados de Alta Resistência: Um caso prático
Os Aços Avançados de Alta Resistência (AHSS) pertencem a uma classe de aços em crescente demanda, principalmente no mercado automotivo. A sua produção requer um elevado nível de controlo microestrutural, e consequentemente, a sua caracterização e quantificação microestrutural é essencial. Neste estudo de caso, apresenta-se um exemplo de caracterização por: Microscopia óptica; eletrônica de varredura; eletrônica de transmissão; difração de elétrons retroespalhados; e sua importância no meio industrial.
(18:45-19:00) Rogério Kwitko Ribeiro (Ambiental)
Caracterização de sedimentos do Rio Paraopeba: a integração de indicadores físicos, químicos e mineralógicos no entendimento do transporte de sedimentos e dispersão de rejeitos de mineração
O trabalho objetivou distinguir os rejeitos originários do rompimento da Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, incorporados à carga de fundo do rio Paraopeba, dos sedimentos pertencentes ao próprio curso hídrico, a partir da caracterização de testemunhos de sondagem coletados pelo método vibracoring e da integração de indicadores físicos, químicos e mineralógicos gerados por sistema de mineralogia automatizada baseada em microscopia eletrônica.
(19:00-19:15) Nathalia Ferro de Oliveira (Cosméticos)
Microscopia aplicada à ciência capilar
A aplicação de técnicas de caracterização de materiais a fibras de cabelo humano tem sido fundamental para o desenvolvimento da ciência capilar, garantindo confiabilidade no processo de desenvolvimento de produtos cada vez mais eficazes para a indústria de cosméticos. Nesta palestra serão abordados exemplos de como a microscopia eletrônica pode auxiliar na geração de conhecimento capilar, no processo de desenvolvimento de produtos e na criação de dossiers de reivindicação de eficácia.