SBMM

Relato IX MICROMAT

O IX Micromat aconteceu em Belo Horizonte entre os dias 22 e 25 de novembro no Centro de Convenções da Escola de Engenharia da UFMG. A cerimônia de abertura contou com a presença do prof. Ado Jório de Vasconcelos, pró-reitor de pesquisa, representando o Reitor da UFMG, prof. Jaime Arturo Ramirez, prof. Barry Carter, vice-presidente da Federação Internacional de Microscopia (IFSM), prof. Kildare Miranda, presidente da SBMM, prof. Evaldo Ferreira Vilela, presidente da FAPEMIG, prof. Cícero Murta Diniz Starling, diretor da Escola de Engenharia, prof. Wagner Nunes Rodrigues, diretor do Centro de Microscopia da UFMG e prof. Rogério Paniago, chefe do Departamento de Física. Os organizadores do evento, os profs. Karla Balzuweit e Daniel Baptista (vice-presidente da SBMM na área de materiais) também compuseram a mesa de abertura ao lado dos convidados.


Os dois primeiros dias do evento tiveram destaque com as plenárias proferidas pelos profs. Barry Carter, Charles Lyman, Bernardo Neves, Carlos Lenz, Lawrence Marks e Stefan Zaefferer, que mostraram o que está acontecendo de mais avançado atualmente em microscopia eletrônica, de varredura por sonda e de luz visível.

Os 12 cursos de 3, 6 e 12 horas foram iniciados com o curso (pré-congresso) Hands-on de EBSD e ECCI com o prof. Stefan Zaefferer do MPIE nos dias 17 e 18 de novembro no Centro de Microscopia da UFMG, onde também aconteceu nos dias 24 e 25 o curso Hands-on de EELS com o Dr. Paolo Longo da Gatan e as duas turmas do curso de Microscopia de Varredura por Sonda com a Dra. Luciana Seara e Jessica de Paula . Também aconteceram cursos práticos no Departamento de Física da UFMG em Microscopias Ópticas com o prof. Ubirajara Agero Batista, no CIT - Centro de Inovação e Tecnologia SENAI oferecido pela Jeol e na Phoster oferecido pela Tescan. Na Escola de Engenharia, nos dias 24 e 25 ainda aconteceram os cursos “Introdução à Cristalografia” com o prof. Carlos Basílio Pinheiro, “Analytical Microscopy” com o prof. Charles Lyman, “Introductory EBSD and ECCI” com o prof. Stefan Zaefferer.

Nos cursos “2D and 3D Image Processing and Analysis” com o prof. Sidnei Paciornik, os participantes trouxeram seus computadores e aprenderam as bases de tratamento de imagens com software livre. No curso “Introductory Electron Diffraction” com o prof. Lawrence Marks, após aprenderem os conceitos básicos, os participantes foram divididos em grupo para exercitar os conceitos com problemas simples de cristalografia de elétrons. Por fim, no curso  “Avaliação de Incerteza de Medição Dimensional Utilizando Microscopia Eletrônica” com os Drs. Sandra Landi, Carlos Galhardo, Cristol Gouvêa e Jailton Damasceno, os participantes também desenvolveram atividades práticas de avaliação dimensional com exemplos reais.

A área de exibição do evento contou com a presença da maioria das empresas de microscopia: Altmann/FEI, Bruker, Jeol, DP Union, Tescan, Zeiss e com a Microscopy Today na presença do prof. Charles Lyman, editor da revista. O evento ainda teve o patrocínio da UFMG, UFRGS, Rede de Microscopia e Microanálise de Minas Gerais, Fapemig e Altmann/FEI, Bruker, Jeol, DP Union, Tescan, Zeiss.

Os quase 250 participantes puderam usufruir de todas as plenárias, palestras convidadas, cursos e área de exibição, com um coquetel mineiro de boas vindas e sem esquecer o pão de queijo na hora do coffee-break. A apresentação dos pôsteres também foi bastante concorrida e o melhor pôster será divulgado em breve, com o prêmio de isenção da taxa de inscrição e hospedagem no próximo congresso da SBMM em Búzios, de 4 a 7 de junho de 2017.

Voltar
img1

Associe-se

img1

Empresas Associadas

img1

Centros e Laboratórios

Galeria de Imagens

Empresas Associadas

FEI | ALTMAN ZEISS SHIMADZU TESCAN DO BRASIL FEI | ALTMAN JEOL DP UNION HITACHI Bruker

Assine nossa Newsletter