SBMM

I Workshop Mineiro de Ciências Forenses

O evento ocorreu em Belo Horizonte, no auditório da Fapemig, nos dias 16 e 17 de dezembro.

Em Belo Horizonte, nos dias 16 e 17 de dezembro no auditório da Fapemig aconteceu o I Workshop Mineiro de Ciências forenses sob coodenação da profa. Clésia Cristina Nascentes do Dep. de Química da UFMG com a presença do prof. Paulo Sérgio Lacerda Beirão, Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG, peritos criminais da Polícia Federal, Polícia Civil e pesquisadores da UFMG e da PUC-MG. Em 2014 a Capes lançou o Programa de Ciências Forenses onde 20 projetos foram aprovados, dentre estes, 4 envolvendo Universidades mineiras (UFMG, UFLA, UFV, UFU): Deep eyes (DCC), Métodos analíticos portáteis (IQ-UFMG e UFU), Genética forense e ambiental (ICB-UFMG e UFLA), Estratégias analíticas e formação de recursos humanos (DQ-UFMG e DQ-UFV).

Nos últimos anos observa-se um esforço do setor público no sentido de um maior aperfeiçoamento dos quadros e melhoria da infra-estrutura das Polícias Federal e Polícia Civil em relação à área forense. Este workshop foi o primeiro evento em ciências forenses congregando profissionais das polícias e da academia para discutir as necessidades e demandas e as possibilidades de trabalhos em conjunto aproveitando a experiência e infra-estrutura de pesquisa disponível nas Universidades.

No dia 16 foram discutidas essencialmente as dificuldades e demandas encontradas pelos peritos. No dia 17 vários pesquisadores relataram suas experiências nas áreas de belas artes, biologia, computação, física, química e psicologia. A profa. Karla Balzuweit proferiu um seminário sobre Microscopia Eletrônica e Ciências Forenses, mostrando a abrangência da microscopia eletrônica na área, e relatou o histórico da Rede Pólvora desde sua criação em 2004, e sua reedição em 2010, como projeto METROFOR : Uso de Microscopia Eletrônica e Química Analítica em Áreas Prioritárias com Aplicação em Segurança Pública – financiado pela Finep, sob coordenação do prof. Wanderley de Souza, com a participação de 11 Instituições no país.

 

Voltar
img1

Associe-se

img1

Empresas Associadas

img1

Centros e Laboratórios

Galeria de Imagens

Empresas Associadas

FEI | ALTMAN ZEISS SHIMADZU TESCAN DO BRASIL FEI | ALTMAN JEOL DP UNION HITACHI Bruker

Assine nossa Newsletter