SBMM

ZEISS apoia projeto “Ciência e Arte na Maré” no RJ

 

Até o dia 17 de agosto, o Museu da Maré, localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), recebe o projeto "Ciência e Arte na Maré", exposição de imagens produzidas por renomados cientistas brasileiros e a realização de workshops científicos - totalmente gratuitos - abordando diversos temas da área. A programação inclui atividades como oficinas técnicas para aprender a manusear microscópios, todos da linha de produtos ZEISS – empresa alemã referência mundial em óptica.

O evento é organizado e idealizado pela ArtBio – empresa especializada em desenvolver projetos de divulgação científica e promoção de ações culturais e educativas, e conta com o apoio da ZEISS concedendo microscópios e lupas.

Os workshops receberam estudantes das escolas públicas do complexo da Maré que, na oportunidade, aprenderam um pouco sobre os fundamentos básicos de microscopia.  O objetivo é agregar conhecimento e tornar a ciência e arte acessível ao público, estimulando o diálogo entre a comunidade científica e a sociedade, além de despertar o interesse de jovens estudantes, revelando futuros talentos.

De acordo com o biólogo Rodrigo Madeiro, integrante do grupo de pesquisa do Instituto D'Or, coordenado por Stevens Rehen, participar do projeto foi uma experiência enriquecedora, tanto pessoal como profissional.  “Não é todo dia que temos a oportunidade de ver como a ciência pode desencadear tantos sorrisos. Fiquei muito feliz em contribuir com a formação de todos que participaram e agradecido com a receptividade e carinho. A colaboração da ZEISS com equipamentos de alta qualidade foi fundamental para a realização do workshop. Espero que esse tenha sido o primeiro de muitos”, conta.

Entre as imagens expostas, estão partes microscópicas de insetos e do corpo humano, incluindo íris e pupilas de alguns animais, juntamente com documentos técnicos de grande importância para o desenvolvimento da ciência, resultado de autênticas expressões artísticas contemporâneas, o que possibilita imediata conexão com a sociedade de forma didática.

De acordo com a jornalista Paula Carneiro, responsável pela curadoria do projeto e coordenadora da ArtBio, a intenção em democratizar o conhecimento científico foi fator decisivo para escolher a comunidade da Maré como palco cultural. “Trabalhamos na formação de novas audiências com exposições em espaços abertos, buscando a acessibilidade de todas as camadas da sociedade. Acreditamos que ciência e arte são duas atividades da cultura por meio das quais exercitamos a nossa capacidade de compreensão e explicação do mundo. Neste evento, se conseguirmos sensibilizar um jovem sequer, teremos cumprido a nossa missão”, explica.

A curadora adianta que o intuito é tornar o projeto uma exposição itinerante, para compartilhar informações com crianças, jovens e adultos em locais com menos acesso a educação científica.

Serviço

“Ciência e Arte na Maré”
Data: 17/06 a 17/08 – horário: das 9 às 21 horas.
Local: Museu da Maré
Endereço: Av. Guilherme Maxwell, 26, em Bonsucesso, no Rio de Janeiro.
Entrada: Gratuita

Voltar
img1

Associe-se

img1

Empresas Associadas

img1

Centros e Laboratórios

Galeria de Imagens

Empresas Associadas

FEI | ALTMAN ZEISS SHIMADZU TESCAN DO BRASIL FEI | ALTMAN JEOL DP UNION HITACHI Bruker

Assine nossa Newsletter