SBMM

Inauguração do Centro de Tecnologia da COPPE

O desenvolvimento de materiais mais residentes e duráveis para diferentes segmentos da indústria, como os setores de petróleo, de química e de nanotecnologia, acaba de ganhar um importante reforço. Inaugurado nesta segunda-feira, 14 setembro, o Núcleo de Microscopia Eletrônica da Coppe/UFRJ poderá dar suporte a uma série de pesquisas para obtenção de novos materiais. O laboratório é o mais avançado do Brasil para caracterização de materiais de engenharia e de bioengenharia.
 
        

O Núcleo, instalado no Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, na Cidade Universitária, conta com o que há de mais moderno em termos de tecnologia para realização de ensaios de caracterização. Entre os equipamentos de última geração, o laboratório dispõe de um microscópio eletrônico de transmissão (MET) com resolução atômica, capaz de mapear a composição química dos materiais, identificando o átomo e sua posição relativa, além de efetuar a reconstrução tridimensional de fases e precipitados.

“Um importante diferencial do laboratório é sua capacidade de realizar mapeamentos em alta velocidade”, explicou o coordenador do Núcleo, Luiz Henrique de Almeida, professor do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe. Segundo ele, um mapeamento que antes era feito em 1h54 em um microscópio convencional agora pode ser feito em 115 segundos no microscópio eletrônico de transmissão.

Saiba mais na matéria publicada no site do COPPE clicando aqui.
Voltar
img1

Associe-se

img1

Empresas Associadas

img1

Centros e Laboratórios

Galeria de Imagens

Empresas Associadas

FEI | ALTMAN ZEISS SHIMADZU TESCAN DO BRASIL FEI | ALTMAN JEOL DP UNION HITACHI Bruker

Assine nossa Newsletter