SBMM

Novo microscópio FEG SEM em Caxias do Sul

Foi inaugurado no dia 14 de maio o laboratório Central de Microscopia professor "Israel Baumvol" na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Além de um microscópio eletrônico de varredura convencional, microscópio óptico e microscópio de força atômica (AFM), o laboratório tem um microscópio eletrônico de varredura por efeito de campo (FEG SEM) recém adquirido. Único equipamento do tipo na região da Serra Gaúcha, o FEG SEM tem resolução nanométrica e amplia até 1 milhão de vezes o objeto analisado. Ambos os microscópios eletrônicos de varredura oferecem, além das imagens, o mapeamento dos elementos químicos da amostra mediante espectroscopia de raios X por dispersão de energia (EDS). O FEG SEM também possui um software para exibição das imagens em 3 dimensões.

A central de microscopia teve financiamento da FINEP, da UCS, do CNPq por meio do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies e de parceiros industriais. Com seu nome, o laboratório homenageia o professor Israel Baumvol, primeiro coordenador nacional do nosso Instituto e criador do Programa de Pós-Graduação em Materiais (PGMAT) da UCS.

O laboratório, que faz parte da seção UCS do nosso Instituto, é aberto à comunidade acadêmica e às indústrias. Conta com um técnico e também pode ser utilizado por outras pessoas treinadas. Para ter acesso aos equipamentos, os interessados devem preencher uma ficha com dados sobre a amostra e o projeto, a qual é avaliada pelo comitê gestor do laboratório. Mais informações: (54) 3218-2100, ramal 2772 ou ikrindge@ucs.br.

Fonte: http://engenhariadesuperficies.com.br/noticias.asp?idNoticia=474

Voltar
img1

Associe-se

img1

Empresas Associadas

img1

Centros e Laboratórios

Galeria de Imagens

Empresas Associadas

FEI | ALTMAN ZEISS SHIMADZU TESCAN DO BRASIL FEI | ALTMAN JEOL DP UNION HITACHI Bruker

Assine nossa Newsletter